Corpo Docente

Profª. Andréa Souza Santos
Professora: MBE – Meio Ambiente

Professora do Programa de Engenharia de Transportes (PET) com Doutorado pela COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2014); Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília – UnB (2008); Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2001). Foi coordenadora de Mudança do Clima e Sustentabilidade na Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (SMCQ-MMA). Foi consultora na Secretaria Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, tendo sido contratada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA-Brasil) para o desenvolvimento de atividades gerenciais e de consultoria técnica do projeto. Atua como consultora sênior na área de meio ambiente, políticas sobre mudança do clima; mudanças climáticas (vulnerabilidades, impactos, adaptação e resiliência de cidades) e sustentabilidade. Também tem experiência consolidada no gerenciamento de projetos e de pessoas. Atualmente é Vice-Coordenadora do Programa de Engenharia de Transportes e Secretária Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Contato: andrea.santos@pet.coppe.ufrj.br

lattes Lattes

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/andrea-santos-15971a2b

Profª. Heloise Helena Lopes Maia da Costa
Professora: MBP – Petróleo

Economista, formada pela UFF. Mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ e Especialista em Logística pela FGV. Em junho de 1998 ingressou na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, para compor a equipe técnica da Superintendência de Participações Governamentais, sendo responsável pelo cálculo da distribuição de royalties. Entre 1999 a 2011, foi membro da equipe e posteriormente assessora da Superintendência de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural da ANP. De julho de 2011 a janeiro de 2017 ocupou a função de assessora da Diretoria da ANP. Foi coordenadora da Oferta Permanente na Superintendência de Promoção de Licitações entre 2018 e 2021 e atualmente ocupa a função de assessora da Diretoria da ANP.

Contato: heloise.helena@mbcursos.coppe.ufrj.br

Linkedin: http://linkedin.com/in/heloise-costa-67564119

Prof. Rogério G. Rocco
Professor: MBP – Petróleo e MBE – Meio Ambiente

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito – PPGSD da Universidade Federal Fluminense – UFF (2019). Mestre em Direito da Cidade pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2004). Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes – UCAM/Centro (1997). Coordenador Acadêmico e Professor da Pós-Graduação em Direito Ambiental da Escola de Administração Judiciária – ESAJ do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – TJRJ e da Pós-Graduação em Direito Ambiental da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. Professor Titular de Direito Ambiental do Curso de Graduação em Direito da UCAM/Niterói e de Direito e Legislação Ambiental do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Veiga de Almeida – UVA. Professor Regente na Pós-Graduação em Direito Administrativo da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. Professor do MBE – Meio Ambiente e do MBP – Petróleo da COPPE/UFRJ. Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente – MMA / Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Foi Secretário de Meio Ambiente de Niterói (2000); Diretor do Instituto Pereira Passos – IPP (2001); Diretor Substituto do Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA/MMA (2005), Superintendente do IBAMA/RJ (2005-2008) e Coordenador Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio/MMA (2009-2010). Autor do livro Estudo de Impacto de Vizinhança – instrumento de garantia do direito às cidades sustentáveis (Lumen Juris: Rio de Janeiro, 2009). Coordenador, em conjunto com Ronaldo Coutinho, do livro O Direito Ambiental das Cidades (2ª edição, Lumen Juris: Rio de Janeiro, 2009). Coordenador do livro Legislação Brasileira do Meio Ambiente (2ª edição, DP&A, 2005).

Contato: rogerio.rocco2009@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/0558583814661053

Prof. Cláudio Henrique Dias Guimarães
Professor: MBE – Meio Ambiente

Pós-Graduado em Administração com foco em meio ambiente, pela FGV (2007) e com mestrado em Geotecnia Ambiental, com foco em Avaliação de Risco Ambiental pela COPPE/UFRJ (2003). Pós-Graduado em Marketing, pelo Programa de Desenvolvimento Gerencial do IAG/PUC (1998). Graduado em Engenharia Sanitária, pela UERJ (1988) e em Engenharia Civil, pela UFRJ (1983). Profissional da Petrobrás Distribuidora de 1990 a 2017, exercendo por 10 anos a função de Gerente de Resíduos e Áreas Impactadas do SMS Corporativo da Petrobras (de ago/07 a abr/17). Consultor ambiental desde 2017.

Contato: chdguima.msc@gmail.com

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/claudio-guimaraes-417b91196/?lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_feed%3ByURpDAO8RE2lngjjXatNTQ%3D%3D

Prof. Salvador José Alves Neto
Professor: MBP – Petróleo e MBE – Meio Ambiente

Graduação em Engenharia mecânica PUC-RJ (1979)Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo – Petrobras (1980)Mestrado em Engenharia de Petróleo UNICAMP (1987)Mestrado em Engenharia de Petróleo Imperial College, Londres (1997)Engenheiro de Petróleo Sênior PETROBRAS (35 anos)Engenheiro de Petróleo Master ENAUTA (7 anos)Consultor em Flow Assurance PETRORIOProfessor em Engenharia de Petróleo Universidade Agostinho Neto, Angola (11 anos)Professor em Engenharia de Petróleo em diversas instituições no BrasilEspecialidade: Engenharia de Gás Natural, Elevação Artificial, Garantia de Escoamento, Desenvolvimento da Produção em Águas Profundas, Engenharia Submarina, Processamento de Petróleo.

Contato: salvador.aneto@gmail.com

Prof. Luiz Augusto Pinheiro da Silva
Professor: MBP – Petróleo

Técnico em Edificações – CEFET 1984Engenheiro Civil – UERJ 1990Pós Graduação em Engenharia Econômica – 2001Project Management Professional (PMP) 

Contato: lapis.pessoal@gmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/luizaugusto.lapis/

Linkedin: http://www.linkedin.com/in/lapis-luiz-augusto-pinheiro-da-silva-6b3a4134/

Prof. Luiz Alberto Fraga Weingaertner
Professor: MBP – Petróleo e MBE – Meio Ambiente

IPIRANGA PRODUTOS DE PETROLEO S/A. – Desde 2005 – Atual: Coordenador de Segurança e Meio AmbienteMBA em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios – Pontifícia Universidade Católica – 2020Pós-Graduação – Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos – Porto Alegre/RS (2011-2012)Pós-Graduação – Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas – Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM – Porto Alegre/RS (2007)Pós-Graduação – Especialização em Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Industriais – Pontifícia Universidade Católica do RS – Porto Alegre/RS (2003 – 2004)Graduação – Engenheiro Químico – Pontifícia Universidade Católica do RS – Porto Alegre/RS. Conclusão em 2001/02

Contato: luizfw@ipiranga.com.br

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-alberto-fraga-weingaertner-6396b960/

Prof. Victor Hugo Souza de Abreu
Professor: MBP – Petróleo e MBE – Meio Ambiente

Doutorando e Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Graduado em Engenharia Civil pela UFRJ. Atualmente, é Professor de Elaboração de Projetos do Master in Business Administration (MBA) em Petróleo e Gás e do MBA em Meio Ambiente da COPPE/UFRJ e Pesquisador do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e do Fundo Verde da UFRJ. Além disso, é consultor em Transporte de Carga e Logística do Instituto Talanoa e em Infraestrutura Rodoviária da Associação GITEC/COPPE. Autor de 74 publicações técnico-científicas, sendo 32 em revistas indexadas (incluindo 5 publicações em revistas científicas internacionais com índices JCR/Qualis A1 ou A2). Além disso, é autor de 2 livros e de 8 capítulos de livros (incluindo 3 capítulos internacionais da Springer).

Contato: victor@pet.coppe.ufrj.br

http://lattes.cnpq.br/5759310687521434

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/victor-hugo-abreu-a6603470/

Prof. Carlos Eduardo Soares Canejo Pinheiro da Cunha
Professor: MBE – Meio Ambiente

Engenheiro civil, graduado pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Pós-Graduado em Gestão de Empresas de Petróleo e Gás pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador e Professor da Graduação em Engenharia Civil da UVA. Coordenador e professor do Núcleo de Sustentabilidade da Pós-Graduação da UVA. Coordenador e professor do Núcleo de Negócios da Pós-Graduação da UVA. Professor da UVA nos cursos de Graduação presencial em Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Administração. Tutor nos cursos de graduação de Gestão Ambiental, Gestão de Negócios, Administração e outros. Conteudista de disciplinas on-line na UVA e na UNYLEYA. Membro da Equipe Multidisciplinar dos Cursos de Graduação das disciplinas on-line da UVA. Membro da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Publica (ABLP). Direção Executiva, Palestrante, Professor, Tutor e Mentor da Visio Treinamentos em Gestão e Meio Ambiente. Professor convidado nas instituições IBEC, IBMR, UERJ e COPPE/UFRJ. Perito Judicial e Perito Ambiental. Consultor Estratégico e Mentor em Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos. Possui sólidos conhecimentos em Planejamento e Gestão Ambiental, Sustentabilidade Empresarial, Licenciamento Ambiental, Saneamento Ambiental, Gestão de Efluentes Domésticos e Industriais, Gestão de Resíduos Sólidos, Reciclagem, Perícia Ambiental, Indicadores de Desempenho, Gestão Estratégica de Negócios e Gestão de Projetos

Contato: carloscanejo2@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/8509205645312026

Facebook: https://www.facebook.com/carloseduardo.canejo

Instagram: https://www.instagram.com/carloseduardocanejo/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/carloscanejo/

Prof. Antônio Eraldo Câmara Porto
Professor: MBP – Petróleo

Graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1965), com especialização em Processamento de Petróleo (1966), e fez estudos de pós-graduação em cinética química na COPPE. Principais vínculos de emprego: 30 anos na Petrobras e quatro anos na Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga. Na Petrobras, trabalhou no Grupo de Implantação do CENPES e – por mais de 20 anos – no comércio internacional de petróleo e derivados, incluindo nove anos no exterior. Na Ipiranga, implantou a divisão internacional de trading do grupo, tendo sido seu 1º Gerente de Operações de Trading até 2003. Consultor independente, é sócio fundador da Assessoria Consultores em Energia, que atua também em treinamento, prestando serviços do tipo in company para empresas de petróleo, especialmente no setor downstream, e ministrando cursos de sua especialidade para instituições como o IBP, a COPPETEC, a FGV e o IAG da PUC.

Contato: eraldocporto@gmail.com

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/eraldo-porto-9115078/

Prof. Ramon Arigoni Ortiz
Professor: MBE – Meio Ambiente

PhD, Economia Ambiental – University of Bath, UK

Contato: ramon.arigoni.ortiz@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/2267630380784909

Prof. Daniel Michilini Carocha
Professor: MBP – Petróleo

# 22 anos de experiência como líder de Lean Six Sigma e Transformação Digital em empresas multinacionais em vários setores (consultoria, energia, produtos de consumo, aviação, eletrônicos);# Arquiteto de inovação disruptiva e desbloqueio do poder dos efeitos de rede para um planeta melhor (ESG): Capacidade de desafiar as abordagens convencionais;# Pensamento sistêmico multinível: Sempre promovendo a colaboração com várias organizações e níveis de pessoas, como corporações, centros de inovação aberta, ONGs de impacto, academia e autoridades públicas e influentes, de líderes de tribos indígenas a CEOs, de filósofos a engenheiros;# Criativo e empreendedor com 5 startups fundadas, com prêmios de Inovação.

Hoje:# Partner & Board Member em Pangeia.eco;# Fundador do ecossistema ESG Revolution;# Líder do Comitê de ESG, Tecnologia e Tendências (Inovação Digital e P&D) da NBCC – Câmara de Comércio Norueguesa-Brasileira;# Orador frequente – eventos e fóruns digitais / Tech / ESG / Society 5.0;# Professor de Indústria 4.0 & Lean Six Sigma / Ciência de Dados para Solução de Problemas Complexos na UFRJ-COPPE;# Estrategista de inovação digital e inovação aberta | Entusiasta de transição de energia | Eco revolucionário | Lean Six Sigma MBB | Sociedade 5.0, pensador ESG & Stakeholder Capitalism

# Educação: Bacharelado em Engenharia Industrial / de Produção, MBA em Energia

Realizações de pessoal (voluntariado):# Liderou o estudo “Fatores críticos, desafios e barreiras para aplicações Lean Six Sigma em governos”, enviado à presidente do Brasil, Dilma Roussef em 2017;# Liderou o “Programa Brasil Digital 2019-22”, apresentado ao Presidente Jair Bolsonaro e sua equipe, recomendando ações estratégicas com base nos melhores cases do mundo digital (Estônia, Austrália e Reino Unido) em setembro de 2018;# Liderou o projeto: “MEC 2030: a Educação no Brasil muda para o futuro através das tecnologias Blockchain e MOOC”, apresentado ao Ministro da Educação do Brasil, Abraham Weintraub e sua equipe em julho de 2019;# Digital, Inovação e IA / Sociedade 5.0 / Consultor Voluntário ESG na Casa Civil da Presidência da República em 2020.

Contato: daniel@pangeia.eco

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/danielcarocha/

Website: https://www.pangeia.eco.br/

Prof. João Carlos Ribeiro Plácido
Professor: MBP – Petróleo

Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC – (1979), Engenheiro de Petróleo pela Universidade Petrobras (1981), Mestre em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP – Brasil (1986) e Ph.D. em Engenharia de Petróleo pela Universidade de Tulsa, EUA (1994). Também concluiu o MBA em Gestão de Mercado e Riscos (2003) no IBMEC-RJ.Trabalhou na Petrobras de janeiro de 1980 a setembro de 2020. Começou na Universidade da Petrobras em janeiro de 1980, onde obteve o diploma de Engenheiro de Petróleo em dezembro de 1981. Em seguida, trabalhou na Bacia de Campos como Engenheiro de Perfuração em plataformas de perfuração semi-submersíveis. Em 1983 foi para o Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES), onde ficou 37 anos coordenando e desenvolvendo diversos projetos de tecnologia de poços. Em 1995, coordenou por um ano o Programa Tecnológico Poço Horizontal da Petrobras. Em 2000 tornou-se Consultor Técnico na Divisão de Tecnologia de Poços.

Em 2007, recebeu do SPE um Prêmio de Apreciação por ter se destacado como Editor e Revisor Técnico da revista Drilling & Completions.. Em 2011, recebeu o Prêmio SPE Regional (Região da América do Sul e Caribe) por sua contribuição diferenciada à engenharia de petróleo na área de engenharia de perfuração. Em 2017, recebeu novamente um prémio do SPE chamado “A Peer Apart”, por sua destacada atuação como revisor da revista Drilling & Completions.

Contato: jcrp48@hotmail.com

http://lattes.cnpq.br/7638577997255103

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/jo%C3%A3o-carlos-ribeiro-pl%C3%A1cido-930a9010?lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_profile_view_base_contact_details%3Bo0znpgJVQ4akXsQltbmwiQ%3D%3D

Prof. Luciano Basto Oliveira
Professor: MBP – Petróleo e MBE – Meio Ambiente

Graduado em Matemática, especialista em Análise Ambiental e Gestão do Território, MSc e DSc em Planejamento Energético com ênfase ambiental. Participei em vários projetos, sobretudo abordando o tema aquecimento global, como inventários, medidas de mitigação, custos de abatimento e medidas de adaptação.Funcionário da EPE desde 2006, exerço a função de Consultor Técnico I na Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos onde tenho lidado com inventários de recursos energéticos, planejamento de longo prazo do setor elétrico, monitoramento da geração distribuída e projeções no médio e longo prazos.

Contato: luciano@ivig.coppe.ufrj.br

http://lattes.cnpq.br/5048256269029046

 

Prof. Amaro Pereira
Professor: MBP – Petróleo e MBE – Meio Ambiente

Economista e doutor em Planejamento Energético

Contato: amaro@ppe.ufrj.br

http://lattes.cnpq.br/2040156874891038

Facebook: https://www.facebook.com/amaro.pereira.31

Instagram: https://www.instagram.com/amaropjr/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/amaro-pereira-91555663/

Website: http://www.ppe.ufrj.br/amaro-pereira/index.php/pt/

Prof. Alexandre Carlos Camacho Rodrigues
Professor: MBP – Petróleo 

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com atuação em gestão na área de refino, processamento de gás natural e abastecimento de derivados. Revisor de diversos periódicos internacionais, com 19 artigos publicados, mais de 60 trabalhos apresentados em congressos e participação em mais de 30 bancas de graduação a doutorado.

Contato: alexcamacho@uol.com.br

http://lattes.cnpq.br/5214025985402003

 

 

 

Prof. Isaías Quaresma Masetti
Professor: MBP – Petróleo 

Engenharia Naval (USP, 1979)Mestrado em Engenharia Civil (UFRJ, 1984)Doutorado em Engenharia Civil (UFRJ, 1997)

Contato: iqmasetti@masetti.net

http://lattes.cnpq.br/7718222363510076

Facebook: http://facebook.com/iqmasetti

Instagram: http://instagram.com/iqmasetti

Linkedin: https://LinkedIn.com/iqmasetti

Prof. Thiago Gomes
Professor: MBE – Meio Ambiente

Formado em PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS pelo IFRJ, com mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela UFRJ. Doutorado sanduíche na Delft University of Technology (TU DELFT). Possui experiência nas áreas de prospecção de tecnologias no mercado, materiais poliméricos, avaliação do ciclo de vida e exergia, atuando em temas como: Polímeros, Rochas, Indústria do Petróleo, Reciclagem, Logística Reversa, Embalagens, Compósitos e Termoplásticos.

Contato: thiagosg@ima.ufrj.br

http://lattes.cnpq.br/9732294733383157

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/thiago-santiago-gomes-5693172b/

Prof. Lucas Rosse Caldas, D.Sc.
Professor: MBE – Meio Ambiente

Engenheiro Civil, Ambiental e Sanitarista. Doutor em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ. É Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU UFRJ). É pesquisador e professor convidado no Programa de Engenharia Civil (NUMATS/COPPE/UFRJ). Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ) da FAU UFRJ. É professor no curso MBE em Meio Ambiente da COPPE/UFRJ ministrando a disciplina de Cidades Inteligentes desde 2019. É professor convidado no curso de Especialização em Construção Civil da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrando a disciplina Eficiência Energética em Edificações. Ministra cursos de capacitação sobre o tema de cidades e edificações sustentáveis no Instituto de Arquitetos do Brasil – RJ (IAB-RJ) no programa IAB-Compartilha. Desenvolve pesquisas nas áreas de construções e cidades inteligentes e sustentáveis. Atualmente, é um dos autores colaboradores do Capítulo 9 (Buildings) do Sexto Relatório (AR6) do IPCC. Participa como pesquisador em estudos temáticos do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). Prestou consultorias especializadas sobre construção sustentável para instituições renomadas, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) com projetos em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério de Desenvolvimento Regional (RDR). Consultor de projetos para certificação de edificações sustentáveis EDGE Buildings do International Finance Corporation (IFC). É autor e revisor de artigos publicados em periódicos científicos renomados nacionais e internacionais na área de Arquitetura, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Temas de interesse: Cidades e edificações sustentáveis e inteligentes. Economia circular. Materiais sustentáveis. Eficiência Energética. Indústria 4.0 aplicada ao setor da construção civil. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

Contato: lucas.caldas@fau.ufrj.br

http://lattes.cnpq.br/5044465033551452

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/lucas-rosse-caldas-81974467/

Prof. Marcus Vinicius Duarte Ferreira
Professor: MBP – Petróleo

Doutor em Engenharia Mecânica, 20 anos de experiência em projeto e construção de poços de petróleo.

Contato: mvdferreira@petrobras.com.br

http://lattes.cnpq.br/4478584213968913

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marcus-vinicius-duarte-ferreira-9a4b552a/

Prof. Eduardo Guerra Murad
Professor: MBE – Meio Ambiente

Doutor em Comunicação – ECA/USP, Mestre em Comunicação – ECO/UFRJ, MBA em Marketing – ESPM/RJ, Publicitário – IACS/UFF, Designer – CETEPV/SENAI. Consultor de empresas em comunicação, marketing, ESG, liderança, soft skills. Professor Universitário há mais de 10 anos. Master Coach, Mentor e sócio consultor da Orgânica Treinamento e Desenvolvimento.

Contato: contato@eduardomurad.com.br

http://lattes.cnpq.br/2619421735501352

Facebook: https://www.facebook.com/eduardo.murad.5

Instagram: https://www.instagram.com/eduardo.murad.5/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/eduardo-guerra-murad-ferreira-7a51bab/

Website: http://www.eduardomurad.com.br/