Conheça mais sobre o MB Cursos | COPPE - UFRJ
Nossa história | Pós-graduação Lato Sensu

MBP - Petróleo e Gás com ênfase em Transição Energética da COPPE / UFRJ

O MBP (ENERGIAS – Petróleo e Gás & Transição Energética), o curso de pós-graduação lato sensu em petróleo e gás da Coppe UFRJ, foi criado em agosto de 1998, no contexto da nova Lei do Petróleo / 1997 e da criação da Agência Nacional do Petróleo, uma época bastante atraente ao investimentos estrangeiros, empresas petroleiras e fornecedores diretos.

Embora a Petrobras fosse a protagonista desta nova era, o clima era de grande otimismo e todos vislumbravam um mercado de trabalho maior, tradicionais fornecedores diretos do setor começavam a expandir seus negócios.

A Rio Oil & Gas de 1998 era puro otimismo e a de 2002 simplesmente dobrou de tamanho.

MBE - Meio Ambiente da COPPE / UFRJ

O MBE (MEIO AMBIENTE), o curso de pós-graduação lato sensu em meio ambiente da Coppe UFRJ, foi criado em março de 1998, no contexto da nova Lei de Crimes Ambientais, uma época de profunda necessidade de controle dos problemas ambientais no Brasil e no Mundo, que levou todos nós a vislumbrar um mercado de trabalho promissor.

Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ
No decorrer de 17 anos, as turmas passaram a ser noturnas, com aulas 2 vezes na semana, e logo mudamos nossas salas para o Centro da Cidade, no prédio da Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ, onde finalmente conseguimos instalações perfeitamente adequadas às nossas necessidades, com salas maiores e mais confortáveis, permitindo a criação de uma das maiores bibliotecas do Setor e uma expansão sustentável do curso.
Programa multidisciplinar
Em 2020, com as mudanças sociais e tecnológicas decorrentes da pandemia do Corona Vírus, com o apoio dos alunos e do corpo docente, o MBE migrou para o modelo de ensino a distância, mas continuou apresentando seus diferenciais entre visitas técnicas e um programa multidisciplinar com orientação executiva.
Coordenação

Andrea Santos

Sobre:
Professora do Programa de Engenharia de Transportes (PET) com Doutorado pela COPPE - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014)

Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília - UnB (2008); Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2001).

Foi coordenadora de Mudança do Clima e Sustentabilidade na Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (SMCQ-MMA).

Foi consultora na Secretaria Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, tendo sido contratada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA-Brasil) para o desenvolvimento de atividades gerenciais e de consultoria técnica do projeto.

Atua como consultora sênior na área de meio ambiente, políticas sobre mudança do clima; mudanças climáticas (vulnerabilidades, impactos, adaptação e resiliência de cidades) e sustentabilidade.

Também tem experiência consolidada no gerenciamento de projetos e de pessoas. Atualmente é Vice-Coordenadora do Programa de Engenharia de Transportes e Secretária Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.